Apresentação
Este Repositório contém um banco de dados históricos sobre a toponímia de Minas Gerais e está disponível para os vários grupos interessados nos estudos do léxico mineiro.
As fontes base de sua elaboração foram documentos cartográficos, muito valorizadas pelos estudos toponímicos, distinguidas em trabalhos realizados, desde 2004, pela pesquisadora Maria Cândida Trindade Costa de Seabra[i], e contaram com a colaboração de Márcia Maria Duarte dos Santos[ii], que tem se dedicado aos estudos de Geografia e de Cartografia Histórica relacionados ao território mineiro.
Entretanto, a abordagem e o tratamento de dados sobre a Cartografia e a Toponímia Histórica mineiras foram impulsionados com o desenvolvimento do projeto Registros Cartográficos Históricos: Revelando o Patrimônio Toponímico de Minas Gerais do Período Colonial ao Joanino, realizado entre o final de 2014 e o início de 2016, no Centro de Referência em Cartografia Histórica da Universidade Federal de Minas Gerais (CRCH-UFMG), coordenado pelas pesquisadoras citadas e, contou, ainda, com a valiosa colaboração de Antônio Gilberto Costa[iii], de Najla Miranda Moucharek[iv] e de estudantes de graduação da UFMG[v]. Essa equipe inicial de trabalho foi ampliada e contou, neste ano de 2016, com a decisiva participação das pesquisadoras Amanda Estela Guerra[vi] e Maria Dulce de Faria[vii], com vistas à produção do Repositório que se apresenta ao público.
O trabalho da equipe e o apoio das instituições da UFMG (Pró-Reitorias de Pesquisa, Extensão, Recursos Humanos e a Rede de Museus e Espaços de Ciência e Cultura, o Museu de História Natural e Jardim Botânico, o Grupo Mineiro de Estudos do Léxico, a Faculdade de Letras, o Departamento de Cartografia do Instituto de Geociências) e, sobretudo, do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), foram decisivos para atingir os objetivos e para produzir a bibliografia visados pela pesquisa.
Ressalta-se, por fim, o apoio decisivo do Prof. Antônio Gilberto Costa, Coordenador do CRCH-UFMG, e o dos Drs. Wagner Colombarolli (gestão 2013-2016) e Aluízio Alberto da Cruz Quintão (gestão 2016-2019) Presidentes do Instituto Histórico Geográfico de Minas Gerais (IHG-MG).
Dedicando-se este trabalho aos estudiosos da Cultura, da Geografia, da História do estado de Minas Gerais, bem como, aos da Língua Portuguesa, aguardam-se retornos auspiciosos.
Junho de 2017
Márcia Maria Duarte dos Santos
[i] Professora Associada da Faculdade de Letras (FALE-UFMG), Coordenadora do Grupo Mineiro de Estudos do Léxico (GRUMEL-UFMG); Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHG-MG).
[ii] Professora Adjunta do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências (IGC-UFMG), aposentada e, atualmente, Coordenadora de Ações Educativas do Centro de Referência em Cartografia Histórica (CRCH-UFMG); Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHG-MG).
[iii] Professor Titular do Departamento de Geologia do Instituto de Geociências (IGC-UFMG), Coordenador do Centro de Referência em Cartografia Histórica (CRCH-UFMG) e Diretor do Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB-UFMG).
[iv] Designer, Doutoranda Virginia Tech., EUA.
[v] A relação de toda a equipe participante do projeto, em questão, pode ser encontrada no link Créditos, deste Repositório.
[vi] Ms., Geógrafa da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (FIBGE).
[vii] Esp., Bibliotecária da Fundação Biblioteca Nacional (FBN).