Toponímia Histórica de Minas Gerais, do Setecentos ao Oitocentos Joanino - Registros em Mapas da Capitania e das Comarcas
Márcia Maria Duarte dos Santos; Maria Cândida Trindade Costa de Seabra; Antônio Gilberto Costa (Orgs.).
1ª Edição | Ano 2017 | Belo Horizonte / MG
Museu de História Natural e Jardim Botânico, Universidade Federal de Minas Gerais (MHNJB-UFMG); Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHG-MG)
ISBN: 978-85-62164-10-01
Apresentação
Este Repositório guarda um banco de dados que reúne informações sobre os topônimos formados no processo de ocupação e de definição do território de Minas Gerais, registrados em mapas, elaborados da segunda metade do Setecentos ao Oitocentos Joanino. As informações, apresentadas nesse banco, resultam de análises geográficas e linguísticas realizadas, diatópica, e diacronicamente, e ressaltam variáveis, como, a situação político-administrativa, a natureza, a origem e a motivação dos nomes dos lugares estudados.
Ao apresentar esse banco de dados históricos, convidam-se, tanto os estudiosos do vernáculo, da História, da Geografia de Minas Gerais, como estudiosos de áreas afins, para conhecê-lo e consultá-lo. Espera-se, dessa forma, contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o ato de nomeação em Minas Gerais e de seu patrimônio linguístico.
Mapas
Os documentos escolhidos, para os estudos da toponímia mineira, compreendem quinze mapas relativos à representação de todo o território da Capitania e o de suas Comarcas, circunscrições político-administrativas coevas. Esses mapas, que se encontram sob a guarda de bibliotecas e arquivos, no Brasil e em Portugal, correspondem a originais e a cópias de época, manuscritas e coloridas. Eles apresentam, também, desenhos primorosos dos signos que configuram o espaço de representação, e ilustrações muito significativas na composição dos cartuchos do título, da legenda e da escala.
A par desses aspectos estéticos, ressalta-se o valor dessas representações para os estudos da Geografia e da História do território de Minas Gerais e para os de sua memória linguística.